Vacinas

O que previne: A Vacina Pneumocócica Conjugada 13-Valente (Pneumo 13) previne cerca de 90% das doenças graves (Pneumonia, Meningite, Sepse) em crianças, causadas por 13 tipos da bactéria pneumococo (Streptococcus pneumoniae ). Em idosos, a proteção é de 45% contra pneumonia e de 75% para meningite ou sepse por pneumococo.

Indicação: Para crianças a partir de 2 meses e menores de 6 anos de idade é recomendada a vacinação de rotina com a Pneumo13;

– Para crianças com mais de 6 anos, adolescentes e adultos portadores de doenças crônicas, recomenda-se esquema com as vacinas Pneumo13 e Pneumo23;
– Para maiores de 50 anos, sobretudo para maiores de 60, recomenda-se esquema com as vacinas Pneumo13 e Pneumo23.

Contraindicação: Crianças que apresentaram reação alérgica grave após usar algum componente da vacina ou após dose anterior da vacina.

Esquema de doses:
– Vacinação infantil de rotina, quatro doses: aos 2, 4 e 6 meses de vida e reforço entre 12 e 15 meses;
– Crianças que começam a vacinação com atraso, entre 7 e 11 meses: 2 doses com intervalo de dois meses e um reforço com 15 meses.
– Crianças entre 1 e 2 anos e ainda não vacinadas: duas doses com intervalo de dois meses;
– Crianças acima de 2 anos de idade, adolescentes e adultos ainda não vacinados: uma dose.

Observações:
– Para crianças entre 2 e 5 anos e portadoras de doenças crônicas que justifiquem a vacinação, pode ser necessário complementar a vacinação com a vacina Pneumo23.
– Crianças que iniciaram a vacinação nos Postos de Saúde, com a vacina Pneumo10 (VPC10, disponível no SUS), se beneficiam da proteção de uma dose adicional da Pneumo13, administrada pelo menos dois meses após a última dose de Pneumo10.